quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Inglaterra

- História
A Inglaterra é o território mais extenso e mais povoado do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século V aC, a Inglaterra foi colonizada pelos romanos entre 43 dC e princípios do século V. A partir de então começou a invasão de uma série de povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que foram expulsando aos celtas, parcialmente romanizados, até Gales, Escócia, Cornualha e a Bretanha francesa. No século X, depois de resistir a uma série de ataques vikings, unificou-se politicamente. Depois da ascensão de Jaime VI da Escócia ao trono da Inglaterra em 1603 e a anexação da Escócia pela Inglaterra em 1707 resulta mais apropriado diferenciar a história da Inglaterra da do resto de Grã Bretanha.
Indícios arqueológicos demonstram que a área hoje conhecida como o sul da Inglaterra foi povoada bem antes do restante das Ilhas Britânicas, devido ao clima ameno entre e durante as diversas idades do gelo. Os habitantes pré-romanos da Grã-Bretanha não deixaram documentos escritos e suas história e cultura são estudadas por meio de achados arqueológicos. Conservam-se poucos indícios da civilização dos primeiros habitantes da ilha, como o monumento megalítico de Stonehenge, que data da Idade do Bronze
(até 2300 a.C.).



- Geografia
A Inglaterra corresponde à maior parte dos dois terços sul da Grã-Bretanha. É limitada ao norte pela Escócia e ao oeste pelo País de Gales.
A maior parte da Inglaterra é coberta de colinas ("Roling Hills"), sendo mais montanhosa no norte. A linha divisora entre tipos do terreno é indicada geralmente pela linha Tees-Exe. Há também uma área de pântanos, a leste, que foi drenada para uso agrícola.
As maiores cidades de Inglaterra são:


1º- Londres: 7.112.091 habs.

2º- Birmingham: 1.006.500 habs.

3º- Liverpool: 469.017 habs.

4º- Leeds: 443.247 habs.

5º- Sheffield: 439.877 habs.

O Eurotúnel, perto de Dover, liga a Inglaterra ao continente europeu.


- Demografia
A Inglaterra, com os seus 49 milhões de habitantes, dos quais cerca de um décimo pertencem a grupos étnicos não-brancos, é a nação com a maior e etnicamente mais diversificada população de todo o Reino Unido.
Em 2006, a população de Londres alcançou a marca de 7,5 milhões de habitantes.



- Economia
Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o 5º Maior Produto Interno Bruto (PIB), próximo aos 2 trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha e China. Nas últimas duas décadas o governo tem diminuído fortemente sua participação em empresas mediante o processo de privatizações e contido o crescimento de programas de bem estar social. Sua agricultura é intensiva, altamente mecanizada e muito eficiente, mesmo para os padrões europeus. O Reino possui grandes reservas de carvão, gás natural e petróleo. O setor de serviços, particularmente os bancários, seguros e os empresariais, somam de longe a maior parcela do PIB, enquanto a participação industrial continua perdendo importância.


- Exportações
A Inglaterra é um dos maiores exportadores europeus de produtos manufaturados, petróleo, químicos, veículos automotores, aeronaves, metais, têxteis acabados e maquinário. A agricultura é um dos setores mais importantes da economia, com cereais, como trigo, aveia, centeio, etc. As indústrias também se destacam na economia inglesa. Mas o sector dos serviços, como bancos, seguros, serviços financeiros, etc., é aquele que contribui para a maior parte do PIB da Inglaterra. Muitas empresas tecnológicas produzem e comercializam seus produtos no mundo todo. A economia inglesa é uma das mais fortes da Europa, embora não esteja totalmente integrada ao Mercado Comum Europeu.


- Política
Formalmente, o Reino Unido é uma monarquia constitucional, com o poder legislativo investido num governo (government) eleito e o poder executivo investido num conselho de ministros (cabinet) liderado pelo primeiro-ministro, cujo poder, embora levado a cabo em nome do monarca, presta contas ao Parlamento e, através deste, ao eleitorado. É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de estado do Reino Unido é a rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em 1952 e foi coroada em 1953.
O Reino Unido é um estado muito centralizado, com o Parlamento de Westminster, em Londres, a ser responsável pela maioria do poder político do país. Mas em 1999 foram criados o Parlamento da Escócia e uma Assembleia do País de Gales, com o primeiro a deter poder legislativo primário. A Irlanda do Norte também obteve direito ao auto-governo, através da Assembleia da Irlanda do Norte, como parte do Acordo da Sexta-feira Santa
, mas a assembleia está actualmente suspensa.



- Educação
A Educação é obrigatória no Reino Unido dos 5 aos 16 anos de idade, sendo oferecida em escolas financiadas pelo governo (state-funded schools) ou particulares (mais conhecidas por independent, também chamadas de public schools na Inglaterra e País de Gales). As escolas britânicas se classificam também por género, podendo ser escolas para garotos, escolas para garotas ou escolas chamadas co-educacionais. Podem ser ainda day schools (escolas diárias em que os alunos apenas estudam de dia) ou boarding schools (alguns ou todos os alunos estudam e residem na escola), sendo que a maioria das escolas independentes são boarding schools. Existe ainda uma outra classificação dentro do sistema britânico, que são as Grammar schools, destinadas aos alunos mais bem dotados academicamente. De outro lado, ainda existem as escolas especiais, que atendem alunos com necessidades educativas especiais, embora o sistema regular (mainstream) acolha estes alunos em regime de educação inclusiva.


- Religião
A Igreja Anglicana, que foi separada da Igreja Católica Romana na época da reforma no início do século XVI, é a igreja que representa a religião oficial do Reino Unido, onde o papel do monarca é basicamente cerimonial. O Monarca é a “Autoridade Suprema” da Igreja e nomeia seus dois arcebispos e 42 outros bispos diocesanos. O Arcebispo da Cantuária (em inglês Archbishop of Canterbury) é o líder espiritual da Igreja Anglicana.


- Turismo
A Inglaterra, e especialmente Londres, está entre o destino mais comum entre viajantes.
A capital britânica, e cidade mais importante, têm observado um crescimento constante de turistas,
graças ao remanejamento da política do planejamento da cidade.
Prova disso, é a enorme reforma do Dome, ou a nova Galeria Tate.
Isso tornou possível que Londres voltasse a ser uma das maiores cidades do mundo.

Mas os pontos mais interessantes são:



- Big Ben
Big Ben, ao contrário do que muitos pensam, não é o famoso relógio do Parlamento Inglês, nem tão pouco sua torre.
É o nome do sino, que pesa 13 toneladas e que foi instalado no Palácio de Westminster durante a gestão de sir Benjamin Hall,
ministro de Obras Públicas da Inglaterra, em 1859.
Por ser um sujeito alto e corpulento, Benjamim tinha o apelido de Big Ben.
Todos os dias, a rádio BBC transmite as badaladas do sino. O sino, fundido por George Mears em 1858, media quase 3 metros de diâmetro e pesava 13, 5 toneladas.
O nome do relógio é Tower Clock, ou Clock Tower, e é muito conhecido pela sua precisão e tamanho.
Certa vez uma família de pássaros pousou no seu ponteiro e o desregulou em cinco minutos.

- Castelo de Warwick
Warwick é um dos maiores castelos da Inglaterra. A primeira construção neste local foi erecta em 914, por ordem de Ethelda, filha do rei saxão Alfred.
O seu objetivo era proteger o povoado das invasões Vikings.
Após a chegada de William, tudo mudou na ilha.
Pouco a pouco ele e seu exército Normando foram conquistando os territórios saxões,
e construindo castelos para assegurar seu domínio. Warwick foi um destes, e sua construção foi iniciada em 1068.
Vale à pena ir lá passar um dia, há vários programas para ver e muita animação.


- Bleinheim Palace
O Palácio de Bleinheim é um monumental palácio rural, situado em Woodstock, Oxford Shire, Inglaterra.
É a única residência rural não-episcopal a ostentar o título de "palácio". Foi construído entre 1705 e cerca de 1722.

Outros pontos interessantes na Inglaterra são suas paisagens rurais, o famoso campo da Inglaterra e suas cidades atraentes,
repleta de pequenas pousadas de interior, típicas tavernas, fazendas e mansões. Sem esquecer, é claro, da magnífica costa,
penhascos e praias tranqüilas, e cidades que foram, e continuam sendo, sede das famosas universidades, como Oxford e Cambridge.


- Culinária
A Inglaterra é a terra do pudim: “spotted dick” (pudim com uvas passas e groselha), “plum duff” (ameixas) e “syllabub” (prato medieval feito com creme, vinho branco e suco de limão). O creme de chá inglês é servido em qualquer casa de chá, principalmente na costa sul. Geralmente, o chá é servido com pães, geléia e manteiga. Há muitas padarias tradicionais, com panquecas da Inglaterra do Norte e Escócia, pudins escoceses de bolo de passas, o bolo Bakewell, coberto com geléia, amêndoas e sorvete, assim como todos os tipos de pão.
Considera-se que os horários das refeições inglesas são bem diferentes do restante do continente europeu. Nesse país, o café da manhã exige todo um ritual e é muitas vezes a refeição mais importante do dia. Normalmente consiste em bacon, ovos, salsichas, torradas e chá ou café.
No mundo das bebidas inglesas, duas se destacam: cerveja e uísque.
- Arte
A Inglaterra possui uma vida cultural excepcionalmente vibrante. A língua inglesa é falada no mundo inteiro e possui uma tradição com grandes artistas, entre escritores, poetas e dramaturgos – de Shakespeare e Dickens a premiados escritores contemporâneos – que contribuíram em grande parte para a riqueza da língua inglesa.
Londres e as outras grandes cidades têm vários centros culturais, incluindo grandes galerias de arte, muitos museus de renome, além de teatros, casas de ópera, de balé e de concertos. Muitos teatros localizados fora de Londres recepcionam espetáculos organizados por empresas nacionais de teatro, dança e ópera. A cultura popular também se desenvolve bem na Inglaterra, assim como em outros lugares do Reino Unido: há muitos tipos de música popular e estilos de teatros, tais como pantomima e musicais, festivais de jazz e apresentações de comediantes.

- Música
A Inglaterra é um do pólos mundiais de música pop. Bandas inglesas tais como Spice Girls e Oasis são estrelas internacionais, com uma grande quantidade de fãs. Entretanto, há também uma impressionante rede de orquestras e companhias de óperas, além de vários conjuntos de jazz e de improvisação, de música asiática, africana e caribenha, dentre outros
A música popular inglesa tem impactado no mundo com artistas como os Beatles, Rolling Stones, Who, Kinks, nos 60 e mais próximos David Bowie, Bryam Ferry, Fleetwood Mac, Pink Floyd, Deep Purple, Led Zeppelin e Genesis, entre outros. Outras bandas como Sex Pistols e de Clash também ficaram famosas. Entre os novos grupos que ainda estão em voga destacam Dire Straits, UB40, Oásis ou Suede.

- Esportes
Sabe-se que muitos esportes se originaram no Reino Unido: futebol, cricket, rúgbi, golfe, tênis, entre outros; e são esportes tanto praticados como admirados. Entre estes, futebol aparece no topo da lista. A Liga Premier acontece entre agosto e maio, e apesar de ser possível conseguir ingressos, os para jogos de times como Arsenal, Liverpool ou Manchester, são esgotados com meses de antecedência.
Os principais campeonatos de cricket e tênis são disputados na Inglaterra, enquanto rúgbi é mais popular no País de Gales. Os que gostam de golfe, ficarão felizes em saber que há um campo em praticamente cada esquina da Inglaterra. Um guia detalhado dos melhores pode-se obter no Diretório de Turismo na Inglaterra. Trekking, trilha, espeleologia e ciclismo são esportes que também é possível praticar na ilha.
Apesar de praticamente todo o território inglês ser propriedade privada (até os parques nacionais), os que os visitam encontram trilhas devidamente sinalizadas
.

Nenhum comentário: