sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Itália










A Itália é um país localizado no sul do continente europeu, ocupando quase toda a Península Itálica, A Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações europeias bem conhecidas e influentes, como os etruscos, os gregos e os romanos. Sua capital Roma tem sido uma cidade global historicamente importante.
É um país desenvolvido com o décimo PIB mais alto em 2007, membro do G8, da OMC, da OTAN e fundador da União Europeia. A Itália é chamada il Belpaese (belo país) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior património artístico do mundo.


-Historia


A população da Itália remonta aos tempos pré-históricos, época da qual foram encontrados importantes vestígios arqueológicos.
A Itália influenciou bastante o desenvolvimento cultural e social de toda a Europa mediterrânea, bem como teve muita influência sobre a cultura europeia. Importantes culturas e civilizações existiram no país desde o século VIII a.C., os gregos fundaram colónias na Sicília e no sul da Itália (Magna Grécia). Ao mesmo tempo, se instalavam na Itália os etruscos, que dominaram a região central da Península Itálica durante séculos.
Entre os diversos povos da Antiguidade são dignos de menção, em particular, os Lígures, os Vênetos e os Celtas no norte, os latinos e os etruscos Samnitas no centro, enquanto no sul prosperaram colónias Gregas (Magna Grécia), e na Sardenha desde o segundo milénio a.C. floresceu a antiga civilização dos Sardenhos.

-Politica

O presidente da república é eleito para mandatos de sete anos de duração pelo parlamento, juntamente com um certo número de delegados regionais. O presidente escolhe o primeiro-ministro, e este propõe os outros ministros, que são aprovados pelo presidente. O Senado é composto por 315 senadores, eleitos pelo voto popular, bem como ex-presidentes e outras pessoas indicadas pelo presidente da república, de acordo com provisões constitucionais especiais
O sistema judiciário italiano é baseado nas leis romanas, modificadas pelo Código Napoleônico e outros estatutos adicionados posteriormente. Há também uma corte constitucional, uma inovação pós-segunda guerra mundial.

-Economia

Até a Segunda Guerra Mundial, a economia da Itália era baseada primariamente na agricultura. Porém, após o fim da guerra, a economia do país passou por grandes mudanças, que tornaram a Itália um país primariamente industrial. Actualmente, a Itália possui a 8ª maior economia do mundo, e a 4ª maior economia da Europa, quando medida pelo seu PIB PPC.
O norte da Itália é altamente industrializado, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. A taxa de desemprego no norte do país é de aproximadamente 4%. Enquanto isto, a economia do sul do país ainda é dependente primariamente da agricultura, a taxa de desemprego na região é de aproximadamente 20%.
Com o mercado comum da União Europeia, e sua moeda forte, o Euro, a Itália se destaca em muitos segmentos da indústria do conhecimento, da moda ou da indústria de serviços.

-Geografia

A Itália é uma península do Sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada a norte pelos Alpes e ladeado a oeste pelo Mar Tirreno e a este pelo Adriático. Itália é, além de por uma península, constituída por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores. O território italiano tem uma superfície de 301.401 km², com um comprimento máximo de 1.300 km, e uma largura de 600 km.A Itália estende-se no centro do mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicilia e a Sardenha. O país faz fronteira a noroeste com a França, a norte com a Suíça e a Áustria e a nordeste com a Eslovénia

-Exercito

O Exército Italiano possui hoje 110.000 soldados,tendo também 33.000 como reservas. Os gastos totais são 20 Biliões de dólares.
Teve seu inicio em 1861 com soldados de Sardenha e outros países italianos, com o objetivo de "recolher" territórios italianos após a unificação.
Na época da Guerra Fria, se preparou para um eventual ataque soviético como membro da Europa ocidental. Ápos o fim da Guerra Fria, participou de vários conflitos como integrante do exercito NA.

-Culinária

Apesar da comida italiana mais conhecidas serem as massas, pizzas e salsichas, a culinária italiana é um mundo a ser explorado. Do sul da península, com sabores simples e aromáticos e bastante azeite de oliva, ao norte montanhoso, com pratos quentes apimentados, a Itália oferece ao visitante sua colorida culinária. Na Itália, normalmente se come um primeiro prato, ou antepasto, e então, o prato principal. O antepasto pode ser sopa, risoto, salada ou massa. O principal consiste geralmente em peixe ou carne, acompanhado de vegetais.

-Arte
A arte italiana e uma expressão usada para mostrar todo o processo evolutivo de todas as artes visuais na Itália, desde as manifesta coes da antiguidade , ate os dias de hoje. Na Roma Antiga, sob influência da cultura helénica, a região da Itália se tornou um importante centro de difusão da chamada teknê grega e da ars latina, com fortes consequências no campo da escultura, da cerâmica e da arquitectura. Séculos mais tarde, durante a Idade Média, a arte italiana contribuiu para uma nova concepção estética do estilo gótico, opondo-se a seus efeitos dinâmicos em favor de uma interpretação mais paleocristã.

Nenhum comentário: